terça-feira, 7 de junho de 2011

Visita à Agere

 No dia 3 de Junho de 2011, fomos ver a Agere que significa, empresa de tratamento de águas, residuais.
Às 9h 33 minutos apanhamos a camioneta para Ponte do Bico, chegamos à Ponte do Bico às 10 horas, andamos mais 5 minutos e chegamos à empresa de tratamento de águas residuais.
 Esperamos um bocado, enquanto chegava a nossa guia, a nossa guia chamava-se engenheira Carmo. Começamos por ver a captação de água que é para tirar a água do rio para começarmos o procedimento, depois vimos a gradagem que é inicialmente a água que entra com gravidade para dois poços de captação, a montante e a jusante, onde ficam os sólidos de maior porte. Cada poço de captação tem duas bombas de elevação, um de 200 litros por segundo e o outro de 400 litros por segundo.  Depois segue-se a tamizagem, que são as bombas de captação, que podem funcionar alternadamente, elevam a água ao inicio do tratamento aqui começa a tamização que é para tirar os sólidos (ervas, ramos, lagostins, terra). Depois vimos a coagulação/floculação com policlorosulfato de alumínio, a pré-oxidação, feita na câmara de mistura rápida juntamente com coagulação, processo esse que  utiliza policlorosulfato de aluminio que age  como coagulante e que tem como função remover a matéria orgânica coloidal.
E no final fomos ao laboratório. No fim da visita e  para passar tempo fomos ao café onde a minha mãe trabalha, e a minha mãe deu chupa-chupa a todos, depois fomos ver o rio e a seguir fomos apanhar a camioneta.
Foi um dia divertido.  

Sem comentários:

Enviar um comentário